sexta-feira, 11 de março de 2011

O qual o produto presente nos repelentes de insetos que afastam aqueles bichos chatos.”
Maryana


Mary, até pouco tempo não se sabia ao certo o que os repelentes tinham na fórmula que afastasse os insetos. Os produtos contendo DEET (sigla em inglês para o composto N,N-dietil-meta-toluamida) e o óleo de citronela são comprovadamente eficazes, e vem sendo usados desde a época da 2ª Guerra Mundial.

Pesquisadores garantem que marcas conhecidas como Autan, Off e Repelex são capazes de mascarar o cheiro humano para o inseto. Os insetos que se alimentam de sangue, na qual muitos deles são vetores de doenças como a Dengue e a Malária, chegam até nós pelo odor que exalamos naturalmente. Isto inclui tanto o gás carbônico exalado na respiração quanto substâncias voláteis presentes no suor, como o ácido lático, por exemplo.

Com a pesquisa realizada, os cientistas são capazes de saber quais receptores de odor dos insetos são os alvos moleculares do DEET e com isto pode melhorar ainda mais os repelentes pois é possível fazer uma seleção química de milhares de novos compostos para tentar achar um novo repelente que funcione melhor e com mais segurança que os repelentes que estão no mercado.

Os cientistas testaram respostas eletrofisiológicas de neurônios sensoriais olfatórios que se localizam nas antenas de uma espécie de mosquito transmissor da malária, o Anopheles gambiae, e com as moscas-das-frutas drosófilas (Drosophila melanogaster). Os resultados mostratam que o DEET bloqueia nos dois insetos as respostas desses neurônios a odores normalmente atraentes. No caso da drosófila, foi constado também que o receptor de olfato, uam proteína chamada OR83b é essencial para a existência do bloqueio pelo repelente. Muito interessante!

Com repelentes, o inseto não pode sentir nosso cheiro. Ele fica por ali, mas não sabe que tem alimento por perto. Por isso, se mantem afastados!



Um comentário: